quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Torta de cebola e carne!


Namorado adora uma torta, já disse pra voces...
Dai que eu queria fazer uma torta diferente e ataquei o livro Culinaria Expressa novamente!
Quando eu vi torta de cebola eu fiquei com o pé atrás, mas tentada.. já que é pra ser diferente.. entao, vamos ser MESMO, ne?
hahaha

Ingredientes:

Massa podre:
- 225 gramas de farinha de trigo
- uma pitada de sal
- 125 gramas de manteiga sem sal
- 2 colheres de sopa de agua

Recheio:
- 1 colher de sopa de azeite
- 4 cebolas em fatias
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 300 ml de leite
- 2 colheres de chá de páprica doce (nao coloquei porque nao tinha.. nao substitui com nada)
- 1 ovo levemente batido
- 200 gramas de carne picadinha, refogada no azeite e com caldo de carne em pó (nao faz parte da receita original, mas eu tinha, coloquei e ficou ótimo!! haha)

Como fazer:

Massa:
Misture a farinha com o sal. Corte a manteiga em cubinhos e vá amassando a manteiga junto com a farinha, com as pontas dos dedos, até formar uma farofa bem umida. Acrescente a agua e sove bem. A massa formará uma bola lisa, que desgudará fácil das maos. Cubra e leve para geladeira por meia hora.
Retire da geladeira e abra sobre uma forma (de preferencia com fundo removivel). Cubra o fundo e cerca de um dedo das laterais.
Fure o fundo com um garfo algumas vezes.  Cubra a massa com papel manteiga e por cima coloque feijoes crus. Leve ao forno pre aquecido em 200 graus por 15- 20 minutos ou até quando a borda dourar.
Retire do forno, retire os feijoes e o papel manteiga. Pincele a gema do ovo por toda a massa e volte ao forno por mais 10-15 minutos. Retire do forno e reserve.

Recheio:
Em uma frigideira BEM grande (ou panela anti aderente), esquente o azeite e refogue as cebolas até ficarem transparentes e macias. Refogue em fogo baixo para que cozinhem sem dourar.
Quando estiverem bem refogadas, desligue a chama do fogao.
Polvilhe a farinha de trigo e misture bem com uma colher de pau.
Acrescente um pouco do leite e misture até ficar uniforme.
Acenda a chama novamente e coloque o sal (se tiver a paprica, tambem) e o restante do leite.
(aqui eu acrescentei a carne tambem).
Vá mexendo até engrossar bem.

Coloque o recheio sobre a massa já assada (que voce reservou antes) e volte para o forno pre aquecido em 180 graus por mais uns 20 minutos ou até dourar bem.

Ficou parecendo uma pizza.. LINDA!!


Gente.. voces nao fazem ideia!
O sabor da cebola com a cremosidade do recheio é sensacional. Eu e namorados comemos a torta todinha em um dia só!! Maravilhosa como acompanhamento!
Amei!!

2 comentários:

enfimareforma disse...

Menina parece maravilhosa!!!
Irei fazer e voltarei para dizer se deu certo. Hummm...vou seguir esse bloguito gostoso. Se quiser conhecer emu cantinho passa por lá e sinta-se à vontade se quiser ficar.
Beijos.

Josi disse...

Oi!!! Fiz a torta sábado à noite aqui em casa, a única diferença com a tua é que coloquei um pouco de requeijão no recheio (não resisti!!!), ficou uma delícia, muito obrigada pela receita!
Beijo!