quinta-feira, 10 de março de 2011

Bolo de leite condensado com coco, SEM farinha!

Começando hoje, estou fazendo um desafio com um pessoal da comunidade de Gastroplastia do orkut.
Ficaremos uma semana sem comer farinhas. Na próxima, uma semana sem açúcar.. e por ai vai.
É bacana para eu poder dar um sustinho no organismo e poder chegar na minha meta.
Daí que eu tava fuçando a comunidade de receitas novamente (tô ficando viciada) e achei essa receita aqui.
Bolo, sem farinha?? Fiquei bem intrigada. Preciso confessar que eu nunca tinha feito bolo que não fosse de caixinha... e GENTE, é MUITO delicia e fácil. Assim, ridiculamente fácil e maravilhosamente delicia.
Comi um micro pedaço ontem, para experimentar.. e hoje mais um micro pedaço. O resto vai pros funcionários queridos.

Ingredientes:

3 ovos
1 lata de leite condensado
1 pacotinho de coco ralado (100 gramas)
1 colher de chá de fermento (rasa - se colocar muito fermento, ele cresce muito e depois sola).

Ué.. só isso, Tata??? Exato. Só isso! Parece que não vai dar certo.. mas dá!!

Como fazer:

Rápido e rasteiro. Coloque os ovos primeiro no liquidificador e bata por uns 3 minutos, para ficar bem homogeneo e tirar um pouquinho o cheiro de ovo.
Acrescente o leite condensado e bata mais 3 minutos.
Acrescente o coco e bata mais 3 minutos.
Aí, você coloca o fermento e só PULSA o liquidificar (não pode bater fermento). Se preferir, pode colocar o fermento a mão mesmo.

Usei a forma, com furo, 20cm, untada e com farinha. Meu forninho já estava pré aquecido em 180 graus.
Aqui, um pouquinho antes de ir pro forno:
O tempo vai depender de forno pra forno. Porém, importante ressaltar que você não deve abrir o forno antes de 30 minutos, para evitar o bolo de ficar baixinho.
O meu ficou exatos 30 minutos e quando eu tirei, achei que tinha queimado. Dá uma olhada:
Para minha surpresa, não tinha não! Eu acho que o coco sobe e aí forma essa casquinha... Que depois ficou bem gostosa, mais cozidinha!
Bom, eu nunca tinha feito bolo que não fosse de caixinha, então estava um pouco tensa para desinformar.. haha Ele pegou um tiquinho na forma, mas até que não fiz feio!
Eu não decorei o bolo porque queria ele bem simples mesmo, para trazer para o trabalho, mas acho que decoradinho ia ficar lindo. Uma dica importante, o bolo já é bem doce, então não recomendo caldas meladas com leite condensado e afins. Acho que uma caldinha com leite de coco iria cair bem.
Eu preciso dizer para vocês... um dos melhores bolos que eu já comi. O bolo fica BEM molhado, como se fosse um bombocado. É doce, mas não melaaaaaado e o gostinho de coco no fim é de comer de joelhos.
Receita barata, não tão calórica (já que não tem farinha), rápida e fácil! Um super dica para visitas inesperadas ou para quem tem criança.
Eu vou dar 5 chefzinhos, mas se eu pudesse, dava 1000.

Ahhh.. eu fiz uma pesquisa e o bolo todo tem 2100/2200 calorias. Dependendo do pedaço que você coma, ele pode ficar com poucas calorias (o bolo cortado em 10 pedaços: 220 cal - cortado em 20 pedaços: 110 calorias apenas).

11 comentários:

Isabella disse...

Segui seu conselho e to indo fazer este bolo... Depois te conto como fo ok??

Beijos !!

Anônimo disse...

É muito boa esta receita. Já a fiz, também duvidei que ia dar certo. Porém deu super certo. Ficou muito bom e foi aprovado pelo Marido. Ela é ótima até para mulheres como eu, que nunca antes havia acertado uma receita de bolo.kkkk

CRISTIANE disse...

muito bom!

Elisabete Cristina Verginio disse...

Fiz ficou divino uma dekic

Elisabete Cristina Verginio disse...

Fiz ficou divino uma dekic

Unknown disse...

Divinamente ótimo!!

Anônimo disse...

Da pra fazer no microondas¿???

disse...

Fiz não deu certo o meu murchou,porque será?

disse...

Fiz não deu certo o meu murchou,porque será?

Bia disse...

e o a quantidade dos ingredientes, pra quem é leiga como eu, fica muito dificil saber quanto de cada coisa eu coloco.

Unknown disse...

Meninas compre medidores de xícara ai fica bem mais facil. Eu era péssima em bolo, mas dps que eu comprei os medidores ficou ótimo.