quarta-feira, 2 de março de 2011

Omelete de forno

Todo dia, eu chego em casa e faço minha comidinha. Normalmente, eu faço o suficiente para que dê para janta e para o almoço do outro dia (minhas marmitinhas chiques.. haha).
Acontece que hoje eu fui convidada para um almoço com um ex funcionário que tá todo feliz porque está indo pro Canadá e quer agradecer a força que eu dei pra ele (uma graça, né?). Então, eu tinha que cozinhar alguma coisa que desse só para o jantar.
Ontem mesmo eu pesquisei umas receitas novas e achei essa aqui, que me pareceu muito fácil e tinha bastante comentário aprovando... só que ela rende muuuuuito.
Então, eu fiz algumas modificações e testei!
Eu fiz com peito de peru e mussarela, mas dá pra fazer com qualquer coisa que você queria colocar nele: atum, carne moída, seleta de legumes, batatas...

O que você vai precisar (para uma omelete individual):
2 ovos
1/3 colher de sopa de margarina
1 cebola pequena (ou 1/2 cebola)
50 gramas de mussarela
50 gramas de peito de peru
1 colher de sobremesa (ou 1/3 de colher de sopa) de fermento em pó
Temperos e sal

Preparo:
Antes de separar os ingredientes, eu já liguei meu super forninho para pré-aquecer, temperatura a 200 graus.
Como a qtdade de peito de peru e mussarela era muito pequena, não tinha como comprar em peça, então eu comprei fatiado mesmo (porque eu comprei 100gramas de cada e ia usar o resto em sanduiche.. haha).
Como eu tinha as fatias, decidi passá-las no processador primeiro e deixar beeeeem picadinho. Fiz a mesma coisa com a cebola e reservei.

No liquidificador, eu coloquei os ovos, a cebola e a margarina e bati bastante. A receita original diz 5 minutos, mas seriam para 6 ovos. Como eu tinha pouca coisa no copo, não deu para bater muito, senão ia sumir.. haha
Mas devo ter batido por uns bons 3 minutos mesmo.
Ficou assim:

Coloquei esse creme em uma tigela e acrescentei os frios, o fermento e um colher de salsa desidratada.
Aliás, a receita original pede o uso de salsinha. Eu amo salsinha, mas não tinha em casa. Passei no mercadinho só para comprá-la e quedê que tinha?? Fiquei chocada. Não tinha nem cheiro verde, cebolinha, manjericão.. não tinha nada! hahaha Apelei pros saquinhos desidratados mesmo! 
Importante mexer bem aqui, com a colher, para o fermento incorporar bem.
Ahhh eu só salguei nessa parte, porque eu queria testar o sal já com os frios na massa, uma vez que já são salgados. 
Pronto! Acabou! Fácil, né? 
Bom, eu recomendo colocar em forma redonda e de preferência com fundo falso, porque aí você pode fazer uma apresentação bem bonita.
Como eu sou sozinha, com estomaguinho pequeno, eu comprei uma mini forminha charmosérrima (olha só o tamanho dela perto do pote de fermento.. haha).
Untei com bastante margarina e pronto! Forno! 
 
A minha ficou por 25 minutos certinho. Mas recomendo ir olhando após 15 minutos, porque pode mudar de forno para forno. Ai, vale o bom senso. Deu aquela douradinha, tá pronto! Botei um catchup por cima porque eu amo!!!
Olha, eu preciso confessar: sou péssima cozinhando ovos.
Nunca fiz um ovo frito decente e meus omeletes de frigideira sempre grudam e viram ovos mexidos! hahah Ah, é..verdade... eu sou boa em ovos mexidos!! haha
Mas essa receita, eu fiquei boquiaberta! O sabor é maravilhoso e realmente, não tem o que errar.
A omelete fica super fofa e deliciosa. Sem dúvida, foi a melhor omelete que eu já fiz e uma das melhores que eu já comi.
Pra quem é gastro, é uma refeição simples, fácil, prática e cheinha de proteína!


Um comentário:

Cecília disse...

Adorei! Vou querer testar em casa!
Beijos, Tata!