sexta-feira, 18 de março de 2011

Cupcakes Decorados - com fotos!!!

*atualizando com as fotos do Passo a Passo com os cupcakes pro chá de cozinha*
 
  Gente, vamos ser sinceros.. tudo que parece fácil, não é. hahaha
  Domingo agora teremos o chá de cozinha da minha cunhada e ela me pediu que eu fizesse cupcakes para dar de lembrancinha. Eu só tinha feito o de paçoca, mas queria variar um pouco (aprender mais) e também inovar na decoração.
  Começou minha odisséia! Pesquisei várias receitas, pastas de decoração e tudo mais.
  Esse fim de semana é aniversário de um dos meus funcionários, então, juntei uma coisa na outra.. Resolvi fazer os cupcakes ontem a noite, como teste pro sábado e também agradar o pessoal aqui.
 
Bolinhos
  Bom, peguei várias receitas. Fui testar a primeira e descobri que eu não levo jeito para receitas que você vai acrescentando a farinha aos poucos. Acho que ainda não tenho olho para isso. Minha massa ficou muito pesada e quando assou, parecia pedra.... Acabei jogando fora.
  Ai, testei uma segunda receita, que pedia manteiga em temperatura ambiente. A minha tava gelada e acho que ai não deu o ponto. Pra ajudar, ainda coloquei umas gotas de chocolate que a receita não pedia.. Resumo: Ficou queimado por fora e cru por dentro... Tambem joguei fora.
  Nessa hora, apelei para Nossa Senhora dos Chefs Fajutos e, sendo brasileira e não desistindo nunca, fui pra terceira receita. BINGO!! Tudo certo, tudo lindo!!haha
  A receita que eu usei foi essa. A receita original dá 30 bolinhos, mas nos comentários tem a versão para 12. Foi a que eu fiz.

Ingredientes:
- 2 1/4 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 colher de chá de sal
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 1 xícara de açúcar
- 1 tablete (100grs) de manteiga em temperatura ambiente
- 3/4 xícara de leite
- 2 ovos
- 1 1/2 colheres de chá de essência de baunilha

  Em uma tigela grande, eu misturei todos os ingredientes secos peneirados. Acrescentei a manteiga e dei uma mexidinha com a mão. Depois, bati na batedeira: vai ficar igual uma farofa bem úmida. Reserve.

  Em outra tigela, coloque os ovos, o leite e a baunilha e bata bem na batedeira.
  Em seguida, você vai acrescentando a farofa úmida a essa mistura, batendo sempre, aos poucos. A farofa úmda vai toda, mas você coloca aos poucos para não empelotar. Lembre de ir passando a espatula na lateral da tigela para ter certeza que tudo ficará bem batidinho.

   Eu usei a forma de cupcakes mesmo, de 12 canecos, já com os papéis especiais, mas se você não tiver a forma, pode colocar os papéis em forma de empadinha e colocar as forminhas numa assadeira.
  Tem gente que arrisca fazer só no papel, deixando 2-3 juntos para reforçar. Eu, particularmente, nunca tentei e acho que eles não ficam bonitos, porque ficam desiguais, mas é de cada um.

  Importante: o bolinho cresce, então, para encher as forminhas, use uma colher e cubra somente 2/3 do papel com massa. No meu caso, deu 2 colheres de sopa cheia em cada forminha, mas ai vai variar do tamanho da sua forminha. Importante é que sempre 1/3 do papel esteja livre para o bolinho crescer e não derramar.
  Para os cupcakes de chocolate: eu fiz a receita da mesma forma, só que coloquei só 1/2 colher de baunilha e adicionei 1/4 de xícara de chocolate em pó.

Recheios

  Eu fiz dois recheios.
  Para os de chocolate, brigadeiro mole. Para os de baunilha, bicho de pé.

  Brigadeiro mole: eu usei a receita básica mesmo:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de manteiga
- 2 colheres bem cheias de chocolate em pó
  Panela em fogo médio, deixei até começar a ferver,  antes de dar o ponto de enrolar.
  Bicho de pé, também foi uma receitinha básica que me passaram:

- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de manteiga
- 1 pacotinho de gelatina de morango (também pode ser duas colheres de Nesquik)
(fazendo atualização graças a Luísa!!)

  O ponto eu usei o mesmo do brigadeiro.

   Gostoso, nessas receitas de recheio, é acrescentar uma lata de creme de leite, mas como eu não pretendia colocar os bolinhos na geladeira, resolvi não arriscar.
  O recheio vai de cada um.. acho que os de baunilha e chocolate são ótimos coringas e combinam com tudo!

  Para rechea-los, eu usei uma faquinha. Com ela, eu fiz um recorte no meio do bolinho como se fosse um cone invertido.
Reservei as tampinhas.

  Coloquei o recheio com a colher.

  Coloquei as tampinhas de volta.

  Outra opção é com o bico de confeiteiro. Só furar o bolinho e ir apertando até sentir que o bolinho tá cheio, sem quebrá-lo!

Decoração

  Essa foi a parte mais desafiadora, porque eu queria fazer algo diferente. Como eu não pretendia usar geladeira de um dia pro outro, desisti da idéia de qualquer cobertura que fosse clara em neve ou creme de leite. Pensei logo na pasta, porque tambem seria mais fácil de fazer uma embalagem para o chá de cozinha.
  Mas eu sou atrevida, né? Nunca fiz nem usei pasta alguma na vida.
  Eu sei que algumas pessoas não curtem a pasta americana, então, quando eu achei essa receita, com leite ninho, fiquei doida.
  Eu dei uma testadinha nela no meio da semana e resolvi arriscar tentar. Deu certo!!! E a pasta é uma delicia.. meus funcionários comeram como se fosse docinho! hahah

Ingredientes:
- 3 xícaras de leite em pó
- 3 1/2 xícara de açúcar impalpável
- leite condensado para dar ponto (uma lata, mais ou menos)

   Açúcar impalpável é um açúcar especial que tem amido. Vende em casa de produtos para confeitaria, achei fácil.
  Peneire os ingredientes secos e misture bem.

 Depois vá colocando leite condensado aos poucos, até ficar na textura de massinha de modelar, sem grudar nas mãos. Se grudar, pode ir adicionando açúcar aos poucos.
  Eu usei esse vídeo de base para ver o ponto. A minha não ficou igualzinha a dela, mas deu ponto suficiente para modelar.

  Cortei as rodelinhas brancas com a boca de um copo. Bem prático. Pra retirar, eu batia de leve no copo e a tampinha saia inteirinha!
  Para colorir a massa, eu usei corante alimenticio em gel. Eu nunca tinha usado corante e nem tinha visto usarem, então, usei o bom senso.. fui colocando quantidades mínimas de corante e sovando novamente pra ver que cor ficava.. hahaha Usei um palito de dente para colocar o corante na massa... bem pouquinho mesmo.

  Para modelar as folhas, eu comprei um cortador que me deu um baile.. verdade.. hahaha
  Primeiro que o cortador é minusculo e eram muuuuitas folhinhas. Depois que a folhinha grudava no cortador toda hora. Eu só fui pegar o jeito no fim, mas acho que vocês nem percebem na foto, porque eu disfarcei bem!! haha

  Para fazer as rosinhas, eu usei esse video aqui. Pensei que ia me dar mais trabalho, mas nada, foi bem fácil. Claro, demora, porque as florzinhas são pequeninas e muitas.. mas acho que valeu demais a pena!

Ficou todo mundo impressionado! O pessoal do trabalho adorou o sabor e a decoracao!! haha

***
Esses abaixo sao os que eu fiz para a minha cunhada!
Ficaram lindos e serao dados como lembrancinhas para o chá de cozinha!

3 comentários:

Luísa disse...

Que lindinhos!

Só falta uma correção na receita do bicho de pé. Ficou igual à do brigadeiro.

Roberta disse...

É MUITO CAPRICHO.. E PELAS RECEITAS POSTADAS ATÉ ANTERIORMENTE DEVE TA BOOM!!!

NEM QUERIA MESMO :P

Bjs thais

Fortaleza disse...

Muito bonitos! E tem aparência de estar uma delícia!

Já pensou em concorrer a um ipad com suas receitas? Dê uma olhadinha no nosso site!