quinta-feira, 7 de abril de 2011

Blondie com cobertura diet de framboesa e granola

*post sem acentuacao*

Ontem cheguei aqui na casa dos meus pais e quis fazer algo, mas como eles estao meio que cortando muuuuito acucar, tentei achar uma receita um tiquinho mais light.
Já tinha visto essa receita aqui e achei o máximo.
Um brownie, sem chocolate e com acucar mascavo!
Primeiro porque todo brownie é bom.hahah mesmo ser sem brownie.
Depois porque eu nunca tinha feito nenhuma sobremesa com acucar mascavo.
Entao, maos a obra!

Ingredientes:
- 1/2 xicara de manteiga ou margarina derretida (usei margarina light)
- 1 xicara de açúcar mascavo escuro
- 1 ovo levemente batido
- 1 colher de chá de baunilha
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/8 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 xicara de farinha de trigo (só nao usei integral e aveia porque nao posso, mas é uma pedida tb)

Para a calda: 3 colheres de sopa bem cheias de geleia de framboesa diet, 1 colher de sopa de agua morna, 4 colheres bem cheias de leite em pó desnatado (usei Molico) e um pouco de leite desnatado.

Como fazer:

Derreti a margarina no microondas por uns 15 segundos. Acrescentei o acucar mascavo e misturei bem até dissolver tudo.
Coloquei o ovo e a baunilha e misturei mais um tiquinho.
Por ultimo, coloquei a farinha, o fermento e  o bicarbonato (tudo peneirado) e misturei levemente, até deixar bem homogeneo.
A receita original sugere uma forma untada e farinhada, de 20x20. Eu usei uma de 15x30, porque era a que tinha aqui. hahaha
Na receita original, é nessa hora que se coloca as blueberries por cima, antes de assar.
Eu pensei em colocar tudo que voces imaginarem, já que eu nao tinha blueberries. haha
Pensei em uva passa, em fruta cristalizada, mas ai ninguem aqui ia querer, entao resolvi fazer sem nada mesmo e inventar uma calda doida pra jogar por cima.
Levei ao forno, pre aquecido em 180 graus, por 25-30 minutos. Nao deixe passar, para nao secar.
O mascavo vai deixar a massa bem escurinha, mesmo sem o chocolate.
 A calda que eu fiz foi bem improvisada.
Coloquei a geleia numa tigela e misturei bem com a colher de agua morna até ficar bem liquida. Entao, acrescentei o leite em pó, sempre misturando e entao fui colocando leite desnatado até dar a consistencia que eu queria. Ai eu acho que funciona no seu olhometro e ...er...gostometro tb! hahaha
Por ultimo, coloquei a granola a gosto tb!
Achei a receita muuuuito boa.
É um bolinho simpatico. Se voce deixar ele sem nada, é super leve, com gostinho do acucar mascavo no fundo. Deve combinar bem com uma bolinha de sorvete ou mesmo com Karo/Mel por cima.
Pra quem pode, tambem deve ficar bom com calda de chocolate ou leite condensado.
Particularmente, comi meu pedaco com banana e canela! Meu pai colocou canela por cima da calda ai em cima (esse foi o terceiro pedaco dele..hahah)
Enfim, é uma receitinha coringa e um tico mais saudavel!

Nenhum comentário: