quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cupcake de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Dois dias atrás eu estava na comunidade de Gastro quando uma amiga postou que tinha feito um bolinho de cenoura.
Gente, sem brincadeira.. Acho que a ultima vez que eu tinha comido bolo de cenoura tinha sido uns 10 anos atrás. Fiquei com desejo. hahaha
Ontem, ataquei a geladeira e vi que tinha UMA cenoura.
Resolvi tentar mesmo assim.
Eu olhei a comu de receitas e achei essa do Mauro.
O Mauro, pelo que eu já pude ver lá na comu, é quase um Midas da Cozinha: tudo que ele toca vira gostosura! =)
Nao tinha como dar errado!
Bom, a receita original era pra um bolo grande e pedia 300 gramas.
Fui pesar a minha cenourinha na balanca culinaria e deu 130gramas. Tirando as pontinhas e tals, nao me restou nada a nao ser dividir a receita em 3.
Pra isso, eu tambem usei a balanca culinaria.
Abaixo, a receita deu exatamente 6 cupcakes. Otimo pra quem quer só dar uma beliscadinha sem se empanturrar. Quem precisar de uma receita maiorzona, só clicar no link da original do Mauro e cair pro abraco!

Ingredientes:

- 1 ovo
- 110 gramas de acucar
- 90 gramas de farinha de trigo
- 3-4 gramas de fermento em pó
-1/3 de xícara de chá de oleo (usei medida)
- 100 gramas de cenoura
- 1 pitadela de sal

Cobertura:
- 125ml de leite
- 50 gramas de acucar light (ou 100 gramas do normal)
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1/2 colher de sopa de amido de milho (bem farta)

Como fazer:

Pre aqueca o forno em 180 graus e forre as forminhas de cupcake com o papel especial.
No liquidificador, bata o ovo, a cenoura e o oleo e reserve.
Em uma tigela, coloque a farinha, o sal, o acucar e o fermento.
Depois, junte a mistura batida no liquidificador.
Misture bem até ficar bem homogeneo.
Coloque nas forminhas, deixando espaco para que os bolinhos crescam (deixe cerca de um dedo sem preencher).
No meu forno, eles ficaram cerca de 25-30 minutos.
Para a cobertura, bater tudo no liquidificador e depois levar ao fogo até engrossar.
Vou dizer: Matei a vontade!
Ai que gostinho de infancia!! E a receita do Mauro é mesmo perfeita: molhadinha, fofa e saborosa!
Olha, o cupcake de verdade MESMO é aquele com cobertura bem farta por cima...esse, na verdade, é um mini bolo, ms chamar de cupcake é mais bonitinho! haah
É que a gente aqui tá meio traumatizado da Pascoa ainda e eu nao quis fazer ele muit gordo, mas uma opcao bacana é fazer a massa igual e ai, ao inves de fazer essa cobertura, fazer um brigadeiro e rechea-lo ou cobri-lo com bico de confeiteiro. Ou mesmo uma ganache (recheio de trufa).
Fica divino!

Nenhum comentário: